Sustainable Policy

Compromisso do fornecedor da

Portugal Green Travel - DMC

O Código de Conduta – Fornecedores é um documento que integra um conjunto de princípios que regem as relações externas de parceria, da Portugal Green Travel – DMC, contendo orientações e regras de natureza ética e deontológica na relação com os fornecedores.

Este Código de Conduta pretende constituir uma referência para o público, no que respeita aos padrões de conduta da Empresa, quer no relacionamento entre colaboradores/as, quer no relacionamento com terceiros e fornecedores, contribuindo para que a Portugal Green Travel – DMC seja reconhecida como um exemplo de excelência, integridade, rigor, responsabilidade e sustentabilidade a nível internacional.

O presente Código de Conduta foi assim criado com o objetivo fundamental de:

  1. a) Partilhar os princípios que orientam as relações de parceria e as regras que devem orientar o comportamento de todos os colaboradores;
  2. b) Promover e incentivar, nos parceiros, a adoção dos princípios de atuação e regras de sustentabilidade definidos neste documento;
  3. c) Consolidar a imagem institucional da Portugal Green Travel – DMC nas comunidades, enquanto empresa que aplica Boas Práticas de Turismo Sustentável.

A responsabilidade social da Portugal Green Travel – DMC determina igualmente a aplicação do princípio da sustentabilidade, nas suas dimensões económica, social e ambiental, como valor orientador de todas as atividades e relações de parceria.

Em última instância, o presente Código constitui um elemento enquadrador da atuação relacional dos/as colaboradores/as da Portugal Green Travel – DMC, visando refletir a cultura da empresa e constituir uma referência valorativa para a orientação das parcerias a desenvolver com as Comunidades Locais.

A aplicação deste Código de Conduta e a sua observância não impede, nem dispensa a aplicação de outras regras de conduta ou deontológicas, de fonte legal ou de qualquer outra natureza, aplicáveis a determinadas funções, atividades, ou grupos profissionais.

Relacionamento com parceiros

A Portugal Green Travel baseia as suas relações, com os parceiros locais, em princípios fundamentais de honestidade e respeito mútuo. Deverá assegurar sempre a igualdade de tratamento e a não discriminação. É sempre intenção da empresa desenvolver sinergias com parceiros que respeitem as regras de boa conduta nas suas relações, incluindo as relações com os seus colaboradores e comunidade local.

    As decisões devem ser tomadas no melhor interesse da Portugal Green Travel – DMC e dos seus parceiros, podendo ocorrer conflitos de interesse quando relações com atuais ou potenciais parceiros comprometerem um julgamento independente e são.

   Os colaboradores das organizações devem lutar contra todas as formas de corrupção, ativa ou passiva, considerando, a Portugal Green Travel – DMC, impróprias as ofertas que possam ser associadas a suborno, influenciando o destinatário ou fazendo-o sentir-se obrigado a retribuir.

Relacionamento institucional com outras entidades

    A Portugal Green Travel deverá manter, nas relações institucionais com outras entidades ou organizações, nacionais e internacionais, uma postura respeitosa, cooperativa e participativa, apoiando iniciativas que se enquadrem no âmbito das suas atividades e acrescentem valor para a Empresa, para os/as seus/suas colaboradores/as e para as suas políticas de sustentabilidade.

Relacionamento com a comunidade e meio ambiente

   A Portugal Green Travel desenvolve uma política de Responsabilidade Social ativa e de contribuição para a melhoria das Comunidades, com forte preocupação ambiental, de bem-estar económico-social. Deve assim continuar a assumir uma atitude socialmente responsável nas Comunidades e perante a opinião pública, bem como continuar com a sua política de sustentabilidade ambiental consciente.

A Portugal Green Travel deverá promover sempre junto das Comunidades, e seus parceiros formais, a sua política de sustentabilidade, e desafiar ao desenvolvimento de novas medidas de sustentabilidade, que a eles se possam aplicar.

Pilares da sustentabilidade

A sustentabilidade, conforme definida pela ONU, diz respeito à preservação a longo prazo dos recursos naturais, ecossistemas, qualidade de vida e desenvolvimento económico. Embora muitas vezes seja associada ao meio ambiente, a sustentabilidade é um conceito abrangente com três pilares interconectados que procuram um equilíbrio, sendo eles:

Económico

As empresas deverão adotar medidas para aumentar a sua eficiência e rentabilidade de forma a poderem continuar a operar, gerar emprego e a remunerar adequadamente o capital investido. Importa realçar que não é suficiente cumprir este requisito a qualquer custo, não respeitando os outros 2 Pilares, pois tais ações poderão comprometer a rentabilidade da organização no longo-prazo.

Social

As empresas deverão respeitar os direitos humanos, promover a igualdade de oportunidades, tratando de forma justa e honesta não só os seus colaboradores, mas todos os seus stakeholders. Cabe a cada organização perceber se a sua cadeia de fornecedores contém irregularidades como sejam funcionários em condições precárias, trabalho infantil, entre outras más práticas sociais. De salientar que faz parte de uma política social sustentável a inclusão e participação nas comunidades em que a empresa se insere, nomeadamente lançando e participando em iniciativas locais, patrocínios, bolsas de estudo, entre outras, e envolvendo os seus colaboradores e clientes nestas boas práticas.

Ambiental

As empresas deverão concentrar os seus esforços em conservar e gerir os recursos naturais, assim como proteção da paisagem e do meio envolvente. Isso passa por reduzir a sua pegada ecológica, diminuindo as suas emissões de gases poluentes, apostando na reciclagem, no tratamento adequado dos resíduos, reduzindo os seus consumos energéticos e de água, entre outros, e consequente alcançando níveis de eficiência com impacto na vertente económica.

Cultural

As empresas devem também valorizar e contribuir para a preservação e enriquecimento do património cultural das comunidades onde operam. Isso inclui o trabalho na recuperação de tradições locais, sejam elas artísticas, gastronómicas ou históricas. Além disso, é fundamental o incentivo na formação das comunidades locais em áreas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e cultural da região.

O compromisso com os nossos parceiros no território é crucial para criar experiências verdadeiramente únicas e diferenciadoras. Isso pode ser alcançado através de colaborações com artistas locais, apoio a eventos culturais e festivais, ou mesmo através da promoção de produtos e serviços que reflitam a cultura local. Este pilar cultural não só enriquece a identidade da empresa, mas também fortalece a sua ligação com a comunidade e stakeholders, criando um ambiente mais inclusivo e diversificado.

Os Referenciais Internacionais Biosphere Responsible Tourism foram os primeiros a ser reconhecidos e acreditados pelo Global Sustainable Tourism Council. A mesma atribui e reconhece o trabalho em prol da Sustentabilidade de Destinos e empresas do setor turístico, certificando as suas boas práticas de sustentabilidade em linha com os seus diversos referenciais internacionais e procurando sempre um forte equilíbrio entre estes 3 pilares da sustentabilidade.

Para que todo este processo seja corretamente difundido e aplicado é fundamental que se respeitem alguns passos nomeadamente:

  • Definição de uma política de compras responsável
  • Envolvimento de toda a organização
  • Estabelecimento de critérios de avaliação de fornecedores
  • Divulgação e explicação dos critérios
  • Monitorização

Pretendemos que a Portugal Green Travel – DMC continue a desempenhar um papel de liderança no nosso território, procurando gerir o equilíbrio entre o desenvolvimento e responsabilidade social, bem como a preservação ambiental e a prosperidade económica local.

Os princípios e compromissos que assumimos diariamente refletem o respeito pelos nossos fornecedores, colaboradores/as e clientes, permitindo uma maior confiança nos nossos serviços.

Assim, a nossa abordagem do mercado verá ser pautada pelos seguintes princípios:

  • Ética Comercial;
  • Apoiar fornecedores locais e regionais;
  • Respeito pelo meio ambiente;
  • Envolver e influenciar os fornecedores no compromisso da sustentabilidade.

Com estas pequenas/grandes contribuições queremos também ajudar a fornecer as mudanças globais necessárias para o futuro da humanidade.

A Portugal Green Travel – DMC está empenhada em proteger e preservar o meio ambiente, privilegiar a economia local, e vai continuar a implementar ações destinadas a fazê-lo, envolvendo para tal também os seus fornecedores.

Por isso, iremos cada vez mais valorizar e capacitar os nossos parceiros e fornecedores que connosco se empenhem nestas ações, nomeadamente avaliando-os com os seguintes critérios:

  • Tratar com respeito, igualdade e ética os seus colaboradores;
  • Cumprir com todos os requisitos legais aplicáveis à sua atividade;
  • Ajudar na preservação dos Recursos culturais e naturais locais;
  • Garantir que o turista recebe informação correta e responsável;
  • Garantir as melhores práticas ambientais, nomeadamente no equilibrado uso dos recursos naturais e químicos;
  • Assegurar uma correta separação de resíduos;
  • Prestar um bom serviço ao cliente;
  • Pugnar sempre pela segurança do cliente (alimentar, física ou outra);
  • Ser um bom Embaixador do Destino

Aplicação

O presente Código de Conduta entra em vigor imediatamente após a aprovação pela gerência da Portugal Green Travel – DMC e a sua divulgação a todos/as os/as colaboradores/as e parceiros.

Divulgação

O presente Código será divulgado pela Portugal Green Travel – DMC no seu site e através de outros meios internos que seja considerados adequados.

Login